Prato Firmeza lança sua terceira edição
- Da ponte Para cá
- 26 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de nov. de 2019
O lançamento do guia gastronômico das quebradas aconteceu no último sábado, 23 no bairro do Bixiga

Neste Sábado, 23, rolou o lançamento da terceira edição do prato firmeza, que aconteceu durante o Arte na Rua - Evento criado com a parceria da Feira Preta e da Rede Globo e rodará São Paulo entre o dia 2 de novembro e 3 de dezembro.
A feira contou com exposição de marcas de roupas alternativas, danças e músicas de origens africanas e pinturas corporais e estava vendendo também a segunda e terceira edição do livro, com desconto para quem consumia em alguns dos restaurantes que fazem parte do terceiro livro e estavam em estandes durante o evento, levando um cardápio variado a preços acessíveis.
O livro foi escrito pela turma de escola de jornalismo Énóis em 2018 com auxílio da Lei Rouanet, cada guia traz um recorte diferenciado para mostrar que o Prato Firmeza não é só um simples guia gastronômico, a comida é um caminho para contar a história de cada lugar que os estudantes mapearam.
Segundo Guilherme Pietro coautor dos livros essa edição traz como diferencial lugares para comer em família atrelados a roles culturais “seja sua família como for, tradicional, pai, mãe, irmã, namorado, namorada, os amigos … trazemos agora lugares que são atrativos não só pela comida mas que tenham junto um rolê cultural, como um sarau, teatro, cinema. Indicamos se é bom para levar crianças, ir a dois…”
Está edição tem tudo para ser um sucesso assim como foram as anteriores, na feira preta bateram a meta de vendas na estreia e a galera do prato firmeza promete no futuro guias gastronômicos periféricos de outras regiões como por exemplo o Rio de Janeiro.
Últimas edições
“Prato Firmeza: o guia gastronômico das quebradas” nasceu como um serviço pra quem come e empreende na periferia. Mas também com um papel político importante: mostrar que a cidade é maior do que o que se passa entre as marginais. E que a “meca gastronômica” estava sendo subestimada. São Paulo tem um cardápio farto para oferecer – custando bem menos.
O guia conquistou o 6º lugar no Prêmio Jabuti 2017, maior premiação literária do país. Além disso, também ganhou o título de Menção Honrosa no 20º Troféu São Paulo Capital da Gastronomia na categoria Guia Impresso ou Eletrônico.
O segundo volume do Prato Firmeza recebeu o prêmio do 21º Troféu São Paulo Capital da Gastronomia na categoria Guia Impresso ou Eletrônico, em 2018.
Segunda e terceira edição do Prato Firmeza /Fotos por Thifany Nicolau
Commenti